domingo, 16 de agosto de 2009

O livro vivo - Martin Claret

O poder da informação.

O homem é um animal neurolinguístico. Ele cria sua realidade a partir do pensamento e da palavra. Sua potencialidade é quase infinita. O conhecimento de si mesmo é a sua meta suprema.
Essa escalada do homem é uma imensa epopéia cósmica, e neste contexto cada criatura é um herói. Mas o início dessa escalada cultural foi terrivelmente difícil.
Vivemos hoje, na 'idade da informatica'. Não mais fazemos parte de uma cultura coletora, agrícola ou industrial, mas de uma cultura da informação.
Vivemos numa época de profundas mudanças.Novas idéias e novos movimentos mudam o mundo quase que diariamente. Essas mudanças vêm a nós através de livros, jornais, cinema, teatro, filmes, chips de computador, etc. Nesta nova sociedade, quem tiver mais informaçoes, tem on maior poder.
John Galbraith, o iluminado autor de ' A era da Incerteza', proclamou: '' Dinheiro é o combustivel da sociedade industrial. Mas na sociedade da informática o combustivel , o poder , é o conhecimento. Vê-se agora a estrutura de uma nova classe dividida entre aqueles que têm informação e os que devem atuar na ignorâcia. Esta nova classe nao tem poder no dinheiro, ou na terra, mas no conhecimento.''
Hoje, essa chave do poder do conhecimento é acessível à maioria dos seres humanos.
(...)
Estatísticas nos Estados Unidos revelam a incrível constatação: 50% das pessoas que compram livros nao os lêem até o final.
No Brasil não é diferente. Motivos: além de hábitos culturais improdutivos , descuidos de editoração contribuem para essa lamentável situação.
(...)
A Galáxia de Johann Gutenberg ( 1400-1468) continua em expansão. A '' idade da informática'' ilumina mentes e corações. O homem continua sua fantástica escalada cultural. Nesse imenso universo vivo, o livro é a maior fonte de conhecimento e poder.
Livro muda as pessoas.
Livro muda o mundo.
'' Ler mais para ser mais.''
- Livro muda as pessoas, as pessoas mudam o mundo.

Um comentário:

  1. excelente interpretação e explanação da idéia....

    Continue expressando=se-

    ResponderExcluir